Fatec Paulínia é inaugurada e amplia acesso ao ensino tecnológico gratuito

Unidade inicia atividades com curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e prevê novas graduações

Paulínia passou a integrar oficialmente a rede de Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) com a inauguração da unidade no município, realizada na sexta-feira (6). A cerimônia marcou a chegada do ensino superior tecnológico gratuito à cidade e teve como destaque a aula magna ministrada pelo professor Clóvis de Souza Dias, presidente do Centro Paula Souza, que apresentou o funcionamento da rede estadual, atualmente composta por 83 unidades e mais de 316 mil alunos.

O evento reuniu autoridades municipais e representantes do Legislativo, entre eles o prefeito Danilo Barros, o vice-prefeito Edilsinho Rodrigues e o presidente da Câmara Municipal, Pedro Bernarde, além de secretários, vereadores e demais convidados.

O primeiro curso ofertado pela nova unidade é o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. As aulas do primeiro semestre letivo de 2026 tiveram início em 9 de fevereiro, com a disponibilização de 35 vagas. A implantação da Fatec em Paulínia é resultado da parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado de São Paulo e a Assembleia Legislativa do Estado. Segundo a administração municipal, a iniciativa representa um avanço estratégico na qualificação profissional da população, ao ampliar oportunidades de formação e de inserção no mercado de trabalho.

Este é apenas o primeiro curso da unidade, a expectativa é de que novas graduações sejam oferecidas nos próximos anos, fortalecendo a oferta de ensino superior público e gratuito.

A Fatec Paulínia está localizada no bairro Jardim Vista Alegre, na esquina da Avenida dos Expedicionários com a Rua Aquilina Bonatti Malavazzi.

Foto: PMP

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS