Fanfarra de Paulínia se prepara para desfilar no dia da Independência do Brasil

O desfile cívico envolve alunos e moradores da cidade que se dedicam anualmente para o evento por meio deste projeto que faz história

Com a chegada do dia 7 de setembro, Paulínia se movimenta para celebrar esta data que faz parte da cultura da cidade. Neste ano, o desfile irá acontecer no Parque Brasil 500, às 14h, em frente ao Teatro Municipal e espera a presença de 3 mil pessoas. O objetivo do evento organizado pelas secretarias de Educação, Cultura, Turismo e Eventos é reforçar o patriotismo e a união dos paulinenses.

Um grande destaque no evento será a fanfarra, que tem ensaiado constantemente com os alunos das escolas Estaduais Padre Narciso e Ângelo Corassa Filho, juntamente com as pessoas da região, para se apresentarem no desfile. Durante os treinos, os integrantes desenvolvem mais concordância motora, disciplina, conhecimento musical e o relacionamento com outras pessoas, tornando-os cidadãos melhores, segundo o instrutor Claudecir Souza.

Moradores do bairro João Aranha, onde uma das escolas se localiza, podem ouvir o som dos instrumentos durante a semana. “Os alunos praticam aos sábados ao longo de todo o ano, mas estamos ensaiando também durante a semana devido ao 7 de setembro”, afirma Claudecir.

Dorotea Pampanini, atual diretora da Escola Padre Narciso, relembra que desde quando entrou para a administração em 2001, a fanfarra já fazia parte das atividades escolares e ao ver sua importância para o desenvolvimento das crianças, decidiu continuar o projeto. “O apoio da prefeitura foi fundamental, conseguimos uniformes e instrumentos para participarmos do desfile e em competições e fomos apoiados pelos pais, pois é algo que impressiona e traz orgulho para toda a cidade”, relata a docente. Muitos alunos também apresentam melhora acadêmica quando participam desta atividade musical.

Além da fanfarra, o evento motiva os habitantes do município a prestigiar alunos de escolas públicas e particulares, oficinas de música e arte da Prefeitura, profissionais de segurança e saúde, escolinhas esportivas, ONGs e serviços voluntários.

Foto: Claudecir Souza

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS