Estudo do Detran revela aumento de mortes em acidentes de trânsito com motos em cidades da região

Levantamento considera dados de óbitos entre janeiro de 2015 e fevereiro de 2025, em escala mensal. Método usado identifica tendências em séries temporais, mesmo sem distribuição específica de dados

Um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) aponta que, nos últimos 10 anos, as cidades de Holambra (SP)Valinhos (SP) e Mogi Guaçu (SP) apresentaram crescimento no número de mortes em acidentes de trânsito com motos. Enquanto isso, nenhum município da região de Campinas (SP) apresentou taxa de redução.

Para o estudo, foram considerados os dados de óbitos entre janeiro de 2015 e fevereiro de 2025, em escala mensal. O método utilizado foi um modelo estatístico que identifica tendências em séries temporais, mesmo sem distribuição específica de dados.

De acordo com essa metodologia, é calculado um coeficiente que varia entre -1 e 1, e para os municípios cuja taxa ficou próxima de 0 é considerado que há ausência de tendência.

Crescimento em cidades da região

No levantamento, foi observado que houve aumento nos óbitos de pessoas em motocicletas em 47 cidades do estado. Já as mortes de pedestres cresceram em 12 cidades e as de ciclistas aumentaram em 11.

Na região de Campinas, 3 cidades tiveram aumento no número de mortes de ocupantes de motocicletas: Holambra (SP), com coeficiente de 0,2194; Valinhos (SP), com 0,2011; e Mogi Guaçu (SP), com 0,1564.

Em relação aos óbitos de pedestres, Louveira apresentou crescimento, com coeficiente de 0,1509. Nenhuma cidade da região vivenciou aumento significativo de mortes de ciclistas em acidentes de trânsito.

A única redução no número de mortes foi em relação aos pedestres, na cidade de Campinas. O coeficiente dos óbitos de pedestres na metrópole ficou em -0,1648.

Para o especialistas em trânsito, o trabalho de conscientização de condutores é importante para reduzir os números de mortes.

Fonte: g1 – Campinas, SP

Foto: Reprodução/Internet – Portal Rodonews

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS