Das indústrias, 50% relataram redução nas vendas, 25% registraram estabilidade, enquanto outros 25% tiveram aumento.
Dados do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) Campinas apontam queda no faturamento das empresas em 19 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Das indústrias, 50% relataram redução nas vendas em março. Já 25% registraram estabilidade, enquanto outros 25% tiveram aumento. Os dados indicam também que 50% das empresas afirmaram queda no volume de produção.
A dificuldade para conseguir mão de obra qualificada é vista por 50% das indústrias. Uma das estratégias citadas pelo diretor titular do CIESP Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, é o incentivo à qualificação profissional. A fixação total da internet 5G também é fundamental para 100% das empresas.
Outro ponto avaliado pela pesquisa é o nível de inadimplência, que se manteve inalterado para 100% dos entrevistados, enquanto os endividamentos ficaram estáveis para 75% delas.
Desafios
A baixa utilização da capacidade instalada, sem nenhuma empresa operando acima de 80,1%, e a alta nos custos de matérias-primas e componentes para 75% das indústrias, evidenciando dificuldades futuras, estão entre os desafios relatados pelas indústrias.
Dados são do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) Campinas
Foto: JIANAN YU/REUTERS
Fonte: CBN