Emdec realiza ações educativas para uso correto de patinetes em Campinas

Equipamentos devem ser conduzidos sob regras específicas, afim de proporcionar uma experiência segura de micromobilidade.

Por meio da realização de três ações educativas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) orientará os usuários de patinetes elétricos compartilhados sobre o uso correto e seguro do equipamento.

Os patinetes elétricos compartilhados, lançados há um mês em Campinas, devem ser conduzidos sob regras específicas, afim de proporcionar uma experiência segura de micromobilidade.

Duas das ações já aconteceram, sendo uma realizada na última terça-feira (25), no Centro de Convivência e, na quarta-feira (26), ao entorno do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral).

Neste domingo (30), a ação acontecerá novamente na Lagoa do Taquaral, das 9h30 às 12h30.

“Nosso objetivo nessa ação é garantir que todos saibam as regras de circulação e a importância de segui-las, pensando na própria segurança e daqueles com quem compartilham o espaço”, destaca Mariangela Pereira, coordenadora de Educação e Cidadania da Emdec.

Regras para uso

Apenas maiores de 18 anos podem conduzir o equipamento, e o uso deve ser individual, sem “garupas”. Além disso não é permitido usá-lo para transporte de cargas. O patinete elétrico é um meio de transporte, e não um brinquedo.

O usuário deve dar preferência pelo uso de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Ao contrário, deve-se trafegar pelas faixas de rolamento, compartilhando o espaço com demais veículos, desde que a via tenha velocidade máxima de até 40 km/h. A velocidade máxima permitida para os equipamentos é de 20 km/h. Já se o limite de velocidade da via for superior a 40 km/h, é necessário fazer o uso das calçadas, respeitando o limite de 6km/h.

Apesar de não obrigatório, é recomendado o uso de equipamentos de proteção, como capacetes.

Patinetes elétricos compartilhados foram lançados há um mês em Campinas

Foto: Divulgação/Emdec

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS