Esta forma recém-designada está relacionada à desnutrição na infância
O diabetes tipo 5 acaba de ser reconhecida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) como uma forma distinta da doença. Apesar do nome, existem mais de uma dúzia de tipos diferentes de diabetes e a classificação não é tão clara quanto a numeração sugere.
Tipo 5
Esta forma recém-designada está relacionada à desnutrição durante a infância e é mais comum em países mais pobres, afetando cerca de 20 a 25 milhões de pessoas em todo o mundo.
Estas pessoas apresentam baixo peso corporal e falta de insulina, mas essa deficiência não é causada pelo sistema imunológico. Ocorre porque, na infância, o corpo não recebeu a nutrição necessária para o desenvolvimento adequado do pâncreas.
Estudos com roedores mostraram que dietas pobres em proteínas durante a gravidez ou a adolescência levam ao desenvolvimento deficiente do pâncreas. Ter um pâncreas menor reduz as reservas de células produtoras de insulina, aumentando o risco de diferentes formas de diabetes.
Diabetes é um termo genérico para uma série de condições que resultam em níveis elevados de açúcar no sangue, embora as causas subjacentes variem amplamente. Identificar o tipo específico de diabetes é crucial para oferecer o tratamento correto.
À medida que a ciência médica evolui, o mesmo acontece com a classificação do diabetes. Reconhecer o diabetes relacionado à desnutrição como tipo 5 estimulará o debate e representa um passo importante para a compreensão e cuidados globais – especialmente em países de baixa renda.
Fonte/Reprodução: g1Saúde.
Foto: Adobe Stock