Cinema em Palavras oferece sessões com audiodescrição e debates gratuitos de setembro a dezembro em Campinas

Projeto celebra os 20 anos do Ponto de Cultura com filmes acessíveis e rodas de conversas, promovendo inclusão cultural na cidade.

O projeto Cinema em Palavras comemora os 20 anos do Ponto de Cultura em Campinas, com uma programação especial de filmes com audiodescrição e debates abertos ao público. A partir desta sexta-feira, 13 de setembro, o Centro Cultural Louis Braille será palco de sessões gratuitas que se estendem até dezembro, proporcionando uma experiência cinematográfica inclusiva para pessoas com deficiência visual e o público em geral.

A estreia será com o longa “Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos”, dirigido por Paulo Nascimento, estrelando Edson Celulari e Soledad Villamil. O filme narra a história de Vitório, um homem cego de nascença que, ao descobrir a possibilidade de enxergar, enfrenta um conflito interno. Após a sessão, haverá uma roda de conversa mediada por Jean Braz, com audiodescrição conduzida por Bell Machado.

Com curadoria e mediação de Bell Machado, roteirista e narradora de audiodescrição, o projeto traz sete sessões entre longas e curtas-metragens nacionais e internacionais. Entre os destaques da programação estão filmes como “Divertida Mente”*, da Pixar, e o documentário brasileiro “Limiar”, que retrata a transição de gênero de um adolescente. Os debates após as exibições proporcionam reflexões sobre identidade, memória e superação.

O Cinema em Palavras foi pioneiro em 2004 ao ser reconhecido pelo seu compromisso com a acessibilidade cultural, desenvolvendo audiodescrição de filmes para pessoas com deficiência visual. Esse compromisso com a inclusão cultural se mantém vivo, agora com uma programação diversificada que conecta o público a importantes narrativas do cinema mundial.

(foto: divulgação)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS