Evento impulsionou a economia, fortaleceu a cultura e o turismo e gerou oportunidades para trabalhadores do setor.
Reunindo 250 mil pessoas ao longo dos dois finais de semana de pré-Carnaval e dos cinco dias de festa oficial, o Carnaval da Campinas se tornou um dos eventos mais importantes do município. Foram 240 horas de festa.
O evento, que impulsionou a economia local, movimentando R$ 16 milhões, segundo a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), também fomentou a cultura, o turismo e gerou oportunidades para trabalhadores do setor.
No período de festa, a metrópole contou com o desfile de 60 blocos, que desfilaram pelas ruas trazendo uma programação diversificada que inclui desde os tradicionais blocos de marchinha e samba até eventos específicos como o bloco pet e o CarnaRock.
Além disso, o número de atendimentos médicos teve uma queda significativa devido a proibição da entrada de garrafas e recipientes de vidro. De acordo com a prefeitura, em anos anteriores a média era de 100 a 120 chamados para ambulâncias devido a intoxicação alcoólica. Neste ano, o número caiu para 12 a 18 chamados.
Carnaval da Campinas se tornou um dos eventos mais importantes do município
Foto: Firmino Piton