Campinas planeja Hub de Inovação no Complexo Ferroviário

Projeto prevê a ocupação de mais de 42 mil m², destinados à inovação, empresas e startups, além de espaços reservados para atividades culturais e sociais.

A PUC-Campinas entregou, na segunda-feira (24), à Prefeitura de Campinas, o projeto para transformar os antigos galpões ferroviários em um Hub de Inovação.

A proposta é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a instituição e a Prefeitura, e prevê a ocupação de mais de 42 mil m², sendo 23.151 m² destinados à inovação, 11 mil m² para empresas e 8 mil m² para startups. Haverá também espaços reservados para atividades culturais e sociais.

O projeto arquitetônico foi assinado pelos professores Leandro Rodolfo Schenk e Fábio Muzetti, da Escola de Arquitetura, Artes e Design da PUC-Campinas.

“Esse projeto vai promover uma reparação histórica ao reconectar a Vila Industrial ao Centro e transformar aquele espaço em um polo vivo de circulação de pessoas e produção de conhecimento”, contou o prefeito Dário Saadi, durante cerimônia realizada na universidade.

A apresentação reuniu autoridades como o reitor da universidade, Germano Rigacci Júnior, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, e o superintendente de patrimônio histórico da União, Celso Carvalho.

A Prefeitura de Campinas inicia agora a busca por investidores e formas de viabilizar a iniciativa. De acordo com Marcelo Coluccini, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, será criado um Grupo de Trabalho para definir os próximos passos do projeto.

Imagem mostra vista geral do Complexo

Foto: Carlos Bassan/Prefeitura Municipal de Campinas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS