A partir do dia 16 de agosto, as campanhas para as eleições municipais de 2024 serão regulamentadas com restrições para o uso de inteligência artificial, enquanto nove candidatos à prefeitura de Paulínia aguardam a aprovação de seus registros.
A partir desta sexta-feira (16), começa oficialmente as campanhas para as eleições municipais de outubro, marcando o primeiro pleito no Brasil a ser impactado pelas novas tecnologias de inteligência artificial (IA). Com as campanhas eleitorais autorizadas até 30 de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu regras específicas para o uso de “conteúdo sintético multimídia” gerado por IA, que deve ser claramente sinalizado. A medida visa evitar a disseminação de desinformação e o uso de deep fakes, com penalidades rigorosas para o descumprimento, incluindo a cassação de candidatura e investigações criminais.
Além das regulamentações sobre IA, a legislação proíbe desinformação, preconceitos, discriminação e o uso de brindes como chaveiros e camisetas para propaganda. As campanhas de rua, como caminhadas e carreatas, são permitidas entre 8h e 22h, com restrições ao uso de equipamentos sonoros e necessidade de aviso prévio às autoridades.
Enquanto as regras para as campanhas estão definidas, as convenções partidárias já definiram nove candidaturas à Prefeitura de Paulínia, que serão analisadas pelo juiz eleitoral Lucas Abreu Evangelino. A advogada Priscilla Bittar (PSB) é a única mulher concorrendo ao cargo de prefeita, destacando a importância do aumento da participação feminina na política. As candidaturas são:
Danilo Barros (PL)
Vice: Edilsinho Rodrigues (Podemos)
Coligação: “Du Cazellato e Você” (PL, DC, Podemos, MDB e Republicanos)
Dirceu Dalben (Cidadania)
Vice: Julio Brustolin (PSDB)
Coligação:“Time do Bem” (Cidadania, PSDB, PSD, AGIR, PDT, Progressistas, PRD)
Edson Moura (Avante)
Vice: Nani Moura (Avante)
Coligação:“Para Paulínia Voltar a Ser Feliz” (Avante/PRTB)
Jurandir Bonomi (NOVO)
Vice: Silvia Rego (NOVO)
Lafaiete (PT)
Vice: Claudia Pompeu (PC do B)
Marquinho (PMB)
Vice: Kielson Prado
Priscilla Bittar (PSB)
Vice: Márcio Góes (PSB)
Robert Paiva (União Brasil)
Vice: Carolina Mendes (União Brasil)
Tuta Bosco (Solidariedade)
Vice: Lucila Pavan (Mobiliza)
(fotos: facebook)