A iniciativa busca garantir a proteção contra o vírus para aqueles que perderam o período correto de vacinação
O Ministério da Saúde estendeu o prazo da vacinação até dezembro para pessoas de 15 a 19 anos se prevenirem contra o HPV. Essa ação inédita do SUS visa à imunização da parcela de jovens que não se vacinou na idade recomendada, de 9 a 14 anos. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados com maior cobertura vacinal.
Para um acesso mais completo ao público necessitado, o governo conta com o apoio dos estados e municípios, que oferecem vacinas nas Unidades Básicas de Saúde, escolas, universidades, ginásios e shoppings. A Secretaria de Saúde de Paulínia também vai estender a campanha para os moradores, nas UBS e em pontos de atendimento durante alguns eventos municipais.
A vacina contra o HPV é fundamental na prevenção de cânceres como colo do útero, vulva, ânus, pênis, garganta e pescoço. Desde o ano passado, a aplicação possui dose única, com o objetivo de facilitar o alcance a todo o público-alvo e reforçar o compromisso do Brasil de eliminar o câncer de colo de útero até 2030, segundo o Governo Federal. Porém, para pessoas imunocomprometidas, que portam HIV/AIDS, pacientes oncológicos, transplantados, usuários de PrEP e vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos, o modelo de duas aplicações mantém-se.
Foto: Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo