Durante a 1ª Sessão Ordinária da nova legislatura, vereadores aproveitaram o espaço de palavra livre para apresentar planos para o mandato até 2028.
Nesta terça-feira (28), a Câmara de Paulínia realizou a 1ª Sessão Ordinária da nova legislatura, onde foi aprovada a criação da Frente Parlamentar em Apoio às Pessoas com Deficiência e Doenças Raras, um espaço de diálogos entre vereadores, sociedade civil e entidades do terceiro setor.
Um trabalho semelhante foi desenvolvido na Câmara nos últimos anos, sob a liderança de Gibi Professor (Podemos). Autor do projeto, o parlamentar destacou que a Frente contribuiu para conquistas relevantes: leis inclusivas que reservam 10% das vagas nas escolinhas de esporte para pessoas com deficiência e que obrigam locais reservados em eventos públicos. Além disso, ele citou também a implantação de rampas e piso tátil na própria Câmara Municipal e melhorias em espaços esportivos, como as arquibancadas acessíveis das piscinas do Centro.
A Frente ainda promoveu eventos educativos e de conscientização, como palestras sobre inclusão no esporte, empreendedorismo e o uso medicinal da cannabis, sempre com a finalidade de ampliar o debate, ouvir famílias e sensibilizar a população acerca dos desafios enfrentados por pessoas com deficiência e doenças raras.
Durante a sessão, o presidente da Casa, Pedro Bernarde (DC), informou que não seria usado o painel de votação. A Câmara planeja adquirir um novo sistema, mais moderno e que comporte o registro de 17 vereadores (o número de cadeiras aumentou de 15 para 17, em 2025).
Muitos vereadores aproveitaram o espaço de palavra livre para agradecer apoios e apresentar planos para o mandato até 2028.
Foram discutidos ainda 26 Requerimentos (cobrança de medidas ou informações), 6 Moções (congratulações e aplausos) e 81 Indicações (sugestões).
Câmara realiza 1ª Sessão Ordinária da nova legislatura
Foto: Câmara de Paulínia