Brasil volta à lista dos países com mais crianças não vacinadas no mundo, mostram Unicef e OMS

O país havia deixado a lista em 2023 com o avanço nas imunizações, mas, um ano depois, voltou para o ranking. Brasil ocupa a 17ª posição

O Brasil voltou para a lista de países com mais crianças não imunizadas no mundo. O levantamento, feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foi divulgado na segunda-feira (14).

O país havia deixado a lista em 2023, com o avanço nas imunizações. Mas, um ano depois, voltou a ocupar um posto entre as 20 nações com mais crianças não vacinadas no mundo, aparecendo na 17° posição no ranking (veja a lista abaixo).

O cenário nacional era de 103 mil crianças não vacinadas em 2023, e passou para 229 mil em 2024.

No mundo, 14,3 milhões de crianças estão vulneráveis a doenças preveníveis por vacinas e mais 5,7 milhões tem apenas proteção parcial a essas doenças. Além disso, em 2024, nenhuma das 17 vacinas monitoradas alcançou uma cobertura de 90% ou mais.

Para o levantamento, foi considerada a DTP1 (que protege contra difteria, tétano e coqueluche). O imunizante é um marcador de acesso aos serviços de imunização de rotina e serve para identificar crianças que não receberam nenhuma vacina, também conhecidas como crianças “zero dose”.

Cenário mundial

De acordo com novos dados de cobertura vacinal, pela OMS e pelo Unicef, em 2024:

·                 89% das crianças em todo o mundo – cerca de 115 milhões – receberam pelo menos uma dose da vacina contra difteria, tétano e coqueluche (DTP);

·                 E 85% – cerca de 109 milhões – completaram as três doses.

Alta na cobertura para HPV

Em 2024, 31% das adolescentes elegíveis em todo o mundo receberam pelo menos uma dose da vacina contra o HPV – a maioria das doses foi administrada em países que utilizam o esquema de dose única. Embora esteja longe da meta de cobertura de 90% até 2030, representa um aumento em relação à cobertura de 17% em 2019.

A cobertura completa da vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) em meninas passou de 21% para 28%. Aproximadamente 18 milhões de meninas receberam proteção completa contra o vírus. No entanto, 46,6 milhões de meninas permaneceram parcialmente vacinadas ou não vacinadas contra o HPV.

A vacina contra HPV está disponível em 144 (de 194) países para meninas e em 75 para meninos.

Manutenção da cobertura de sarampo

A cobertura da primeira dose da vacina contra sarampo (MCV1) subiu de 83% para 84%. A cobertura vacinal deste imunizante ainda não conseguiu restabelecer a porcentagem anterior à pandemia. Em 2019, a cobertura era de 86% no mundo.

Já a cobertura da segunda dose de sarampo aumentou de 74% para 76%.

Vale lembrar que a OMS emitiu um alerta epidemiológico devido ao aumento de casos de sarampo em várias partes do mundo neste ano.

Fonte/Reprodução: g1 – Brasília, DF

Foto: Divulgação/Internet – Rogério Capela/PMC

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS