Brasil soma mais de 30 internações ao dia por tentativa de suicídio

Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede).

Ao longo de 2023, o Sistema Único de Saúde (SUS), registrou 11.502 internações relacionadas a tentativas de suicídio, o que dá uma média diária de 31 casos. O total representa um aumento de mais de 25% em relação aos 9.173 casos registrados em 2014. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede).

A entidade informou em nota que, nesse tipo de situação, médicos de emergência são, geralmente, os primeiros a prestar atendimento aos pacientes.

Segundo a associação, o aumento de internações reforça a importância de capacitar profissionais para atender aos casos com agilidade e eficiência, além de acolher adequadamente essas pessoas em situações de grande fragilidade emocional.

Ainda de acordo com a Abramede, os números, já altos, podem ser ainda maiores, em função de possíveis subnotificações, registros inconsistentes e limitações no acesso ao atendimento em algumas regiões do Brasil.

Análise regional

Uma análise regional das internações revela variações entre os estados brasileiros. Alagoas registrou o maior aumento percentual de 2022 para 2023, saltando para 89% nas internações. Em números absolutos, os casos passaram de 18 para 34 neste período.

Já os estados como São Paulo e Minas Gerais, apesar de apresentarem números absolutos elevados (3.872 SP e 1.702 MG) de internações em 2023, registraram aumentos percentuais menores, sendo 5% e 2%, relativamente.

Setembro Amarelo

Setembro é o mês escolhido e dedicado a campanha brasileira de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio. Desde 2015, ano em que ocorreu a primeira edição, o movimento vem crescendo com mais pessoas reconhecendo que falar sobre suicídio é fundamental, mas exige cuidados.

Para mais informações acesse o site (www.setembroamarelo.org.br) ou disque 188.

Brasil soma mais de 30 internações ao dia por tentativa de suicídio

Foto: Freepik

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS