Bilhões roubados do INSS: Governo segue sem saber o destino

Desde a revelação da fraude, ainda não se sabe a dimensão do desvio, quais os envolvidos, se e quando os lesados serão compensados

Nem o governo nem a Justiça sabem onde foram parar os 6,3 bilhões de reais desaparecidos na “roubalheira” da Previdência Social nos últimos três anos. Não é pouco. Equivale a 1,1 bilhão de dólares. Supera o gasto federal previsto para este ano em programas relevantes de assistência social, como Vale Gás e Farmácia Popular.

O Dr. Antônio de Pádua Saraiva, Diretor Jurídico do Portal A Voz do Consumidor (avozdoconsumidor.adv.br – (11) 9.4259-6590), explica: “Até agora, foram localizados menos de 200 milhões de reais, ou seja, cerca de 3% do dinheiro furtado de milhões de aposentados e pensionistas — o número real não é conhecido, mas está estimado em mais de 4 milhões de clientes do INSS”.

Passaram-se mais de 45 dias desde a revelação do desvio, depois de um ano e meio de investigação. Até agora, porém, o governo ainda não conseguiu estabelecer a real dimensão da fraude nem distinguir com precisão quais as organizações sindicais, as empresas privadas e os servidores públicos envolvidos.

Um mês e meio depois de se descobrirem vítimas de furto, legitimado por um órgão estatal encarregado da gerência da Previdência, aposentados e pensionistas continuam sem saber quando e como serão indenizados.

Sobram promessas, mas o governo continua patinando. “Como não consegue saber quantas e quais pessoas foram roubadas, nem quanto dinheiro perderam, o governo não consegue avançar na análise de alternativas para ressarcimento dos lesados do INSS”, comenta o Dr. Pádua.

Numa típica ação de marketing para controle de danos, o Ministério da Previdência começou a usar agências dos Correios para atendimento pessoal aos clientes que suspeitam terem sido furtados na rede eletrônica da Previdência.

Foi a forma que o governo encontrou para avisá-los: o INSS vai devolver 300 milhões de reais que, erroneamente, reteve no mês passado. Quando? Até dezembro, informa-se aos aposentados e pensionistas.

Sobre o ressarcimento dos 6,3 bilhões de reais surrupiados em três anos de fraude, ninguém sabe. O governo continua na mesma posição em que estava um mês e meio atrás, quando a fraude foi revelada: imóvel.

Fonte: Revista Veja

Foto: Divulgação/Internet – pronatec

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS