BC divulgará regras para o PIX parcelado ainda em setembro, trazendo maior transparência na contratação

A regulação do Banco Central busca padronizar a experiência do usuário, com mais transparência e educação financeira

O Banco Central confirmou que anunciará, ainda em setembro, as regras de padronização do chamado PIX parcelado, que será uma alternativa de empréstimo para 60 milhões de pessoas que atualmente não têm acesso ao cartão de crédito.

A ideia do BC, com a regulação, é implementar uma padronização mínima de experiência que incorpore “princípios de educação financeira e maior transparência na contratação”.

O parcelamento por meio do PIX já é ofertado por várias instituições financeiras como uma linha de crédito formal. No entanto, o BC passará a padronizar, a partir deste mês, as regras, o que tende a favorecer a competição entre os bancos.

Como funcionará o PIX parcelado

O PIX parcelado possibilitará a tomada de crédito pelo comprador em uma instituição financeira, preferencialmente com a qual já mantenha relacionamento, a fim de permitir o parcelamento de uma transação via PIX.

O recebedor (lojista) terá acesso a todo o valor instantaneamente, enquanto o pagador (comprador) poderá parcelá-lo.

O PIX parcelado poderá ser utilizado em qualquer tipo de transação, inclusive em transferências.

A instituição em que o comprador detiver a conta concederá o crédito e definirá os procedimentos em caso de atraso no pagamento das parcelas ou de inadimplência, incluindo a aplicação de juros, de acordo com seus mecanismos de gerenciamento de riscos e conforme o perfil do cliente, assim como já acontece em outras linhas de crédito.

O Banco Central já informou esperar que a modalidade de pagamento seja competitiva e permita o parcelamento com taxas vantajosas.

Posição dos bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o PIX parcelado representa uma evolução, um movimento natural do produto e uma modalidade complementar no sistema de pagamentos disponível aos clientes.

Fonte/Reprodução: G1 – Brasília, DF

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS