Bosque dos Jequitibás, Bosque Chico Mendes, Bosque da Paz Yitzhak Rabin, Lagoa do Taquaral (Parque Portugal) e Lago do Café foram fechados devido o acumulado de chuva.
Com o acumulado de chuva em 85,7 milímetros em 72 horas, a Prefeitura de Campinas fechou, nesta quinta-feira (30), os parques da região central. Os dados são da Defesa Civil de Campinas (Estação IAC Taquaral).
Os locais fechados pela administração são: Bosque dos Jequitibás; Bosque Chico Mendes; Bosque da Paz Yitzhak Rabin; Lagoa do Taquaral (Parque Portugal); e Lago do Café.
Conforme o Decreto 23.661 de 21 de novembro de 2024, que dispõe sobre a Operação Chuvas de Verão, é estabelecido que os parques e bosques sejam fechados à visitação pública quando o acumulado de chuvas em 72 horas chegar a 80 milímetros.
Desde o dia 11 de dezembro de 2024, o fechamento está sendo realizado de maneira regionalizada. Dados pluviométricos de cada região são usados para determinar em qual região da cidade as áreas devem ser fechadas. A medida é reavaliada após 24 horas.
Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, o manejo das árvores é feito, porém, chuvas, ventos e solo encharcado podem derrubar mesmo árvores saudáveis.
Alagamentos e erosão
A Defesa Civil registrou, desde a última quarta-feira (29), 14 ocorrências, sendo 13 alagamentos em imóveis e uma erosão em via pública. Os alagamentos dos treze imóveis ocorreram no Parque Taquaral, Jardim Eulina, Jardim Leonor, Novo Campos Elíseos, Chácara Primavera e Vila Costa e Silva.
Decreto estabelece que parques e bosques sejam fechados à visitação pública quando o acumulado de chuvas em 72 horas chegar a 80 milímetros
Foto: Rogério Capela