Aplicativo SP Mulher Segura reúne botão do pânico e registro de BO

Ferramenta gratuita permite registrar boletim de ocorrência, solicitar medida protetiva, cadastrar contato de emergência e localizar serviços da rede de proteção.

Mulheres em situação de violência doméstica ou familiar contam com o aplicativo SP Mulher Segura, ferramenta gratuita do Governo de São Paulo que reúne serviços de proteção e atendimento. Disponível para Android e iOS, o aplicativo permite registrar boletim de ocorrência, solicitar medida protetiva de urgência, localizar unidades da rede de apoio e, para quem possui medida protetiva vigente, acionar o botão do pânico em situações de risco.

O acesso é feito com a conta http://gov.br . O registro do boletim de ocorrência pode ser realizado a qualquer hora, diretamente pelo celular, sem a necessidade de comparecer a uma delegacia. O pedido de medida protetiva é encaminhado à Polícia Civil e, posteriormente, analisado pelo Poder Judiciário.

Desde maio deste ano, o aplicativo passou a oferecer novas funcionalidades, como o cadastro de um contato de emergência e um mapa integrado com a localização de Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), unidades da Polícia Militar, do Instituto Médico Legal (IML) e outros serviços da rede de proteção.

O botão do pânico é exclusivo para mulheres que possuem medida protetiva em vigor. Ao ser acionado, o aplicativo envia a localização da vítima ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), agilizando o atendimento da ocorrência. Em situações de risco imediato, a recomendação é acionar diretamente o telefone 190.

Além do aplicativo, mulheres vítimas de violência podem buscar atendimento nas Delegacias de Defesa da Mulher, em delegacias territoriais ou registrar a ocorrência pela Delegacia Eletrônica da Polícia Civil. O serviço Ligue 180 também permanece disponível para orientações, informações sobre direitos e encaminhamento de denúncias.

Foto: Divulgação/Governo de SP

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest