Novo conjunto gráfico traz sete novas imagens que ilustram os danos à saúde causados pelo tabagismo.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou na sexta-feira (18), em uma audiência pública, em Brasília, as imagens de advertência que serão inseridas nas embalagens de cigarros e nos pontos de venda do produto.
A meta é criar representações mais fortes e objetivas para atingir o público de maneira eficaz.
“As advertências sanitárias precisam ser atualizadas de forma recorrente, para garantir a manutenção da eficácia de comunicar ao público os principais danos à saúde causados pelo consumo dos derivados do tabaco e as principais substâncias (causadoras desses danos) que estão contidas nos produtos”, destacou a Anvisa, em nota.
Novas imagens
O novo conjunto gráfico traz sete novas imagens que ilustram os danos à saúde causados pelo tabagismo: aborto, cegueira, câncer ou morte e atribui a elas mensagens conscientizadoras relacionadas ao desespero, dor, angústia ou morte, por exemplo.
Para chamar a atenção do público, as advertências sanitárias aparecem em fortes tons amarelos.
No material publicitário serão incluídos também QR Codes para direcionar os interessados a conteúdos em áudio sobre as advertências. A meta é facilitar o acesso das pessoas com deficiência (PCD) aos alertas sobre os riscos do tabagismo.
Novas imagens e mensagens propostas pela Anvisa
Foto: Anvisa/Divulgação