Elevidys era indicado para pacientes com Distrofia Muscular de Duchenne; decisão foi tomada em conjunto com a farmacêutica Roche
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou, a pedido da farmacêutica Roche, o registro do Elevidys, terapia gênica destinada ao tratamento da Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), doença genética rara que causa perda progressiva da força muscular.
O medicamento havia recebido registro condicional no Brasil, o que exigia a apresentação de novos dados para comprovar sua eficácia e segurança. Segundo a Anvisa, as informações disponíveis não foram suficientes para manter a autorização.
A comercialização do Elevidys já estava suspensa no país após relatos de mortes por insuficiência hepática aguda em pacientes tratados no exterior.
Mesmo com o cancelamento, a Roche deverá continuar acompanhando os pacientes que já receberam a terapia em estudos e programas existentes, inclusive no Brasil.
Foto: Matheus Brasil/Ministério da Saúde


