Sunlenca poderá ser utilizado como PrEP e conta com versão injetável aplicada a cada seis meses
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (12) o uso do medicamento Sunlenca (lenacapavir) para a prevenção do HIV-1, na modalidade de profilaxia pré-exposição (PrEP). O fármaco é considerado um avanço importante no enfrentamento ao vírus por apresentar alta eficácia e novas opções de administração.
Além da apresentação em comprimidos para uso oral, o Sunlenca também está disponível na forma de injeção subcutânea, que necessita ser aplicada apenas uma vez a cada seis meses. A novidade facilita a adesão ao tratamento, especialmente para pessoas que têm dificuldade em manter o uso diário de medicamentos.
A PrEP é uma estratégia essencial de prevenção ao HIV e consiste no uso de antirretrovirais por pessoas que não vivem com o vírus, mas estão sob maior risco de infecção. Quando utilizada corretamente, a profilaxia reduz significativamente as chances de transmissão, contribuindo para o controle da doença e o fortalecimento das ações de saúde pública no país.


