Antídoto contra metanol chega ao Brasil e começa a ser distribuído aos estados

Medicamento será de uso exclusivo hospitalar e aplicado apenas sob supervisão médica

O antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol já chegou ao Brasil. O medicamento, chamado fomepizol, será de uso hospitalar exclusivo e não estará disponível para venda em farmácias, segundo informou a farmacêutica responsável pelo fornecimento.

De acordo com a empresa, o fomepizol será injetável e administrado por via intravenosa, somente sob supervisão médica. Apenas unidades de saúde de referência receberão o medicamento, que será utilizado em casos graves de contaminação.

Foram importadas 2,5 mil ampolas do antídoto, e a empresa japonesa fabricante doará mais 100 unidades ao governo brasileiro. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a aquisição durante coletiva de imprensa realizada no último sábado (4).

Conforme o Ministério, 288 doses foram encaminhadas aos hospitais paulistas nesta quinta para tratar pacientes. Na sexta-feira (10), todos os outros estados, com casos suspeitos ou não, também irão receber doses. Para o estado de São Paulo serão destinadas 288 doses.

Foto: Luiza Vaz/TV Globo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS