Gabriela Delgado e Jhenyfer Souza foram as únicas representantes de escolas municipais do país na etapa final, realizada no Rio de Janeiro
As estudantes Gabriela Delgado Saugo e Jhenyfer da Silva Souza, do 3º ano do Ensino Médio e Técnico em Informática do CEMEP, representaram Paulínia e o ensino público municipal na etapa final da Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN) 2025, realizada no Rio de Janeiro, no fim de setembro.
Únicas alunas de escolas municipais de todo o Brasil a alcançarem a fase final, elas tiveram um desempenho de destaque: Gabriela conquistou o 2º lugar na Prova Quiz, enquanto Jhenyfer obteve o 4º lugar na Prova Clínica. As duas receberam medalhas de Honra ao Mérito pelo excelente desempenho nas diferentes etapas da competição.
A trajetória das estudantes começou em março, com a participação de dez alunos do CEMEP no curso preparatório para a OBN, promovido pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Após essa fase de capacitação, os participantes realizaram provas online, em maio e junho, das quais Gabriela e Jhenyfer se classificaram entre os dez melhores do país, garantindo vaga na etapa presencial.
A Olimpíada Brasileira de Neurociências é uma iniciativa que estimula o interesse pela ciência e pela pesquisa, aproximando os jovens do universo acadêmico. O CEMEP vem se destacando nesse cenário: mais de 60% dos alunos do 3º ano do Ensino Médio foram aprovados em universidades públicas, como UNICAMP, USP e UNESP, no início de 2025, resultado que reflete o compromisso da instituição com a formação de excelência e o incentivo à participação em competições científicas.
Foto: PMP