Quarta fase da campanha de vacinação tem como foco o tétano.
Entrando em sua quarta fase, a campanha de comunicação sobre a vacinação do Ministério da Saúde tem como foco a imunização contra o tétano.
O tétano é uma doença aguda, não contagiosa, de ocorrência mundial. É causada pela bactéria Clostridium tetani, que está presente no solo, na água, objetos enferrujados (pregos, madeiras e agulhas, por exemplo), fezes de animais, entre outros.
Segundo a pasta, a doença mata cerca de 30 de cada 100 pessoas. A vacina é a principal forma de prevenção contra esta doença.
Com o tema “Vacinação de rotina: vacina é para toda vida”, a campanha reforça a importância de estar com a vacina contra o tétano em dia.
No Brasil, a vacinação contra o tétano está disponível no SUS. A imunização deve ser realizada conforme as recomendações do Calendário Nacional de Vacinação, nas rotinas dos serviços de vacinação da Atenção Primária à Saúde (APS), ou nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs) para pessoas que apresentam algumas condições clínicas especiais.
Esquemas vacinal recomendado
Crianças menores de 7 anos de idade
– Três doses da vacina penta (DTP + HiB + Hepatite B), administrada aos 2, 4 e 6 meses de vida;
– Reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade com a vacina tríplice bacteriana (DTP).
Pessoas com 7 anos ou mais (crianças, adolescentes, adultos e idosos)
– A vacinação desses grupos deve considerar o histórico vacinal contra o tétano;
– Para os que possuem esquema vacinal completo, doses de reforços estão indicadas a cada 10 anos. Se tiver ferimentos graves, este intervalo deverá reduzir para 5 anos.
Gestantes
– Uma dose da vacina tríplice bacteriana acelular – tipo adulto (dTpa), a cada gestação, a partir da 20ª semana. Se necessário, a gestante também deverá completar o esquema vacinal contra o tétano, com a administração da vacina dupla bacteriana – tipo adulto (dT), podendo ser administrada a qualquer momento da gestação.
Campanha reforça a importância de estar em dia com a vacina contra o tétano
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil