Uso de celular na cabine e boca de urna são proibidos; eleitor pode levar “colinha” de papel com números dos candidatos
Os brasileiros vão às urnas em 4 de outubro para o primeiro turno das Eleições 2026. A votação será realizada das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. Caso seja necessário segundo turno para presidente ou governador, a votação ocorrerá em 25 de outubro.
No dia da eleição, o eleitor pode manifestar sua preferência política de forma individual e silenciosa, com o uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. Já a boca de urna, a propaganda eleitoral e as manifestações coletivas são proibidas durante o período de votação.
O uso de celular, máquina fotográfica, filmadora ou qualquer equipamento que possa comprometer o sigilo do voto é proibido na cabine, mesmo que o aparelho esteja desligado. Os equipamentos deverão ser deixados no local indicado pelos mesários antes da votação.
O eleitor pode levar uma “colinha” de papel com os números de seus candidatos. Para votar, é necessário apresentar documento oficial com foto ou o e-Título com fotografia.
Quem precisar trabalhar no dia da eleição tem direito a se ausentar pelo tempo necessário para votar. Os estabelecimentos comerciais podem funcionar, desde que garantam aos funcionários condições para o exercício do voto.
A votação termina às 17h. Quem estiver na fila nesse horário terá o direito de votar assegurado.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil


