Consumidor poderá escolher fornecedor de energia a partir de 2027

Abertura do mercado livre será feita de forma gradual e chegará aos consumidores residenciais em 2028

Os consumidores brasileiros terão mais liberdade para escolher de quem comprar energia elétrica. Um decreto do governo federal regulamenta a ampliação do mercado livre de energia para clientes atendidos em baixa tensão.

A partir de novembro de 2027, consumidores comerciais e industriais poderão escolher seus fornecedores de energia. Para os consumidores residenciais, a mudança está prevista para novembro de 2028.

Com a abertura do mercado, os consumidores poderão comparar propostas e contratar fornecedores de acordo com as condições oferecidas. A distribuição da energia continuará sendo realizada pelas concessionárias responsáveis pela rede elétrica de cada região.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) será responsável por regulamentar a mudança e estabelecer regras para garantir a proteção dos consumidores durante a transição. A medida pretende ampliar a concorrência e modernizar o setor elétrico brasileiro.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest