Prefeitura de Campinas lança pacote de ações para prevenção ao feminicídio

Medidas integradas envolvem secretarias e forças policiais após Campinas registrar nove feminicídios e seis tentativas em 2025

A Prefeitura de Campinas lançou, nesta semana, um pacote de ações voltado à prevenção do feminicídio e ao enfrentamento da violência contra a mulher. A iniciativa prevê atividades multidisciplinares, com a participação de diversas secretarias municipais, além de ações integradas com a Polícia Militar e a Polícia Civil.

De acordo com dados apresentados durante o lançamento, Campinas registrou, em 2025, o assassinato de nove mulheres, número que representa quase metade dos 20 casos ocorridos nos 38 municípios que integram a área de atuação do Comando de Policiamento do Interior-2 (CPI-2), segundo informações da Polícia Militar. No mesmo período, também foram registradas seis tentativas de feminicídio no município.

Os números da violência doméstica e familiar também chamam a atenção. Somente em 2025, a cidade contabilizou cerca de 6 mil chamadas ao telefone 190 relacionadas a ocorrências de violência contra a mulher, que resultaram no registro de 661 boletins de ocorrência eletrônicos.

O comandante do CPI-2, Leonardo Akira Takahashi, afirmou que o volume de casos foi um dos fatores que motivaram o reforço das ações preventivas. “Uma coisa que me espantou quando assumi, há sete meses, foi o número de casos de violência contra a mulher”, declarou.

Dados oficiais também apontam crescimento nas notificações. Segundo o 18º Boletim do Sistema de Notificação de Violência em Campinas (Sisnov), publicado em dezembro de 2025, os registros de violência contra mulheres adultas residentes no município aumentaram 12% na comparação entre 2023 e 2024, passando de 1.585 para 1.777 notificações no período.

A Prefeitura informou que o pacote de ações inclui medidas de prevenção, acolhimento às vítimas, capacitação de profissionais e fortalecimento da atuação conjunta entre os órgãos municipais e as forças de segurança, com o objetivo de reduzir os índices de violência e ampliar a proteção às mulheres em situação de risco.https://trello.com/c/dtbzO7IJ/4153-untitled

Foto: Divulgação/internet

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS