Alunos do ensino médio terão novas disciplinas e mais horas de instruções obrigatórias em 2025

A carga horária nos três anos permanece como é hoje: 3 mil horas. O que muda é a divisão entre as disciplinas obrigatórias e as optativas, de aprofundamento de conhecimento em áreas específicas.

A reforma do ensino médio já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados em março. No Senado, os parlamentares mudaram pontos da proposta e o texto teve de ser votado novamente pelos deputados. Depois de mais discussões com o MEC e sociedade civil, a aprovação foi quase unânime: 437 votos a favor e um contra.

  • Atualmente: 1.800 horas para disciplinas obrigatórias e 1.200 para optativas.
  • Nova proposta: 2.400 horas para disciplinas obrigatórias e 600 para optativas.
  • Além de português, matemática, educação física, arte, sociologia e filosofia, entram inglês, ciências da natureza e ciências humanas.
  • Espanhol permanece como matéria optativa.

Cada escola terá de oferecer disciplinas em pelo menos duas áreas dos chamados Trilhos de Conhecimento, como linguagens, matemática e ciências. A carga total de 3 mil horas permanece, mas as matérias obrigatórias sobem de 1.800 para 2.100 horas, com até 300 horas aproveitadas dentro da formação.

Estados deverão oferecer, em todas as cidades, ao menos uma escola pública com ensino médio no período noturno quando houver demanda.

O novo modelo estará disponível a partir de 2025 para os alunos que entrarem no primeiro ano do ensino médio. As redes de ensino terão até o fim de 2024 para ajustar a oferta de professores.

foto: divulgacão

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS