Modernização da GCM permite repasse de 118 pistolas a municípios paulistas, com acompanhamento da Polícia Federal
Após contribuir com o município de Sumaré, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Paulínia realizou, no último dia 17 de dezembro, a doação de 118 pistolas Taurus calibre .380, modelos PT58 e PT59, para cinco cidades da região: Poços de Caldas, Ibaté, Itu, Itupeva e Piracaia. A ação é resultado do processo de modernização do armamento da corporação, que passou a operar com pistolas GLOCK G45.
As doações seguem rigorosamente todas as exigências legais, incluindo a obrigatoriedade de que cada Guarda Municipal beneficiada possua Acordo de Cooperação Técnica vigente com a Polícia Federal, condição necessária para o porte e uso de armamento institucional. Todo o procedimento foi acompanhado e supervisionado pela própria Polícia Federal, garantindo transparência e regularidade ao processo.
A cerimônia de formalização da entrega aconteceu no Centro de Operações Integradas (COI) e contou com a presença do secretário de Segurança Pública de Paulínia, Maick Lucizano, do comandante da GCM, Gidel Silva, além de autoridades dos municípios contemplados, como o prefeito de Piracaia, André Henrique Rogério, e os secretários de Segurança Pública Rafael Tadeu Conde Maria (Poços de Caldas), Emerson Luciano de Almeida Drague (Itu), Luis Rogério Fumagale Macêdo (Ibaté) e o subinspetor da GCM de Itupeva, Sérgio Leandro Vilas Boas.
A iniciativa reforça o compromisso com a cooperação regional e o fortalecimento das forças de segurança municipais, promovendo uma atuação integrada e mais eficiente no atendimento à população.
Distribuição das armas por município:
- Poços de Caldas – 15 armas
- Ibaté – 10 armas
- Itu – 13 armas
- Itupeva – 15 armas
- Piracaia – 15 armas


