Processo seletivo oferecerá mais de 274 mil vagas em instituições públicas e passará a considerar notas das três últimas edições do Enem
O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira (23), o edital que oficializa o cronograma e as regras do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. A nova edição marca um recorde histórico do programa, com a oferta de 274,8 mil vagas distribuídas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas de ensino superior em todo o país.
As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2026, exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Cada candidato poderá escolher até duas opções de curso durante o período de inscrição.
Uma das principais novidades do Sisu 2026 é a mudança no critério de avaliação. A partir desta edição, o sistema passará a considerar as notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 2023, 2024 e 2025. Para a classificação, será utilizada a melhor média ponderada obtida pelo candidato, de acordo com o curso escolhido.
Para participar, é necessário ter obtido nota superior a zero na redação e não ter participado do Enem na condição de treineiro, ou seja, apenas para autoavaliação antes da conclusão do ensino médio.


