Ação reforça importância do gesto solidário que ajuda a salvar vidas diariamente
A Prefeitura de Paulínia realiza, nesta quarta-feira, 10 de dezembro, das 8h30 às 12h, mais uma campanha de doação de sangue. A iniciativa reforça a importância do ato solidário que salva vidas e mantém os estoques sempre disponíveis para pacientes que necessitam de transfusões em casos de cirurgias, anemias crônicas, tratamentos oncológicos e diversas emergências. Não existe substituto para o sangue, e sua reposição depende exclusivamente da disposição de cada doador.
Podem doar pessoas entre 18 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ocorrer antes dos 60, com peso mínimo de 50 kg, descansadas, hidratadas e bem alimentadas, evitando apenas comidas gordurosas. É necessário apresentar documento oficial com foto. Entre as principais restrições estão a ingestão de álcool nas últimas 12 horas, sintomas gripais recentes, tatuagem ou piercing feitos nos últimos seis meses, realização recente de exames como endoscopia e colonoscopia e viagens para regiões endêmicas de malária.
Mulheres podem doar a cada 90 dias (até três vezes por ano), e homens a cada 60 dias (até quatro vezes por ano). Algumas vacinas e medicamentos também exigem intervalo específico; a orientação é não suspender nenhum tratamento sem recomendação médica.
Os interessados devem acessar o hospital pela Rua do Divino Salvador, em frente à Creche Anchieta. A doação será realizada por ordem de chegada, com um limite de 100 doadores.
A doação é segura, rápida e essencial para que outras pessoas tenham uma nova chance de vida. Paulínia convida todos os moradores aptos a participarem dessa corrente de solidariedade.
Foto: PMP


