Fenômeno deve intensificar instabilidade entre segunda e quarta-feira, com risco de rajadas e chuva intensa
A formação de um ciclone extratropical associado a uma frente fria deixa o Sul do Brasil e parte do Sudeste em estado de atenção no início da segunda semana de dezembro. O sistema, que se desenvolve entre esta segunda (8) e terça-feira (9) entre o Paraguai, o nordeste da Argentina e o Sul do Brasil, tende a influenciar o clima no centro-sul do país até quinta-feira (11).
No Sudeste, o deslocamento do ciclone deve provocar aumento de vento e risco de temporais em áreas do estado de São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro e em regiões de Minas Gerais, como Sul de Minas, Zona da Mata, Triângulo Mineiro e Grande Belo Horizonte. O reforço nas rajadas já deve ser percebido a partir de terça-feira (9), com maior intensidade prevista para quarta-feira (10).
Impacto na Região de Campinas
De acordo com a Climatempo, a Região de Campinas pode registrar tempestades entre segunda (8) e quarta-feira (10). Mesmo com a chegada da instabilidade, o calor permanece, com máximas previstas de até 31°C. O alerta reforça a possibilidade de chuva forte em períodos curtos, descargas elétricas e ventos que podem provocar danos pontuais.
Risco associado ao ciclone
Meteorologistas explicam que ciclones extratropicais são áreas de baixa pressão atmosférica, capazes de gerar ventos mais intensos quanto menor for o valor registrado no centro do sistema. A previsão é de que a pressão fique abaixo de 1.000 hPa, nível considerado perigoso e suficiente para favorecer a formação de nuvens muito carregadas.
Esse processo pode gerar rajadas próximas de 100 km/h, chuva volumosa, queda de granizo e grande incidência de raios. Em cenários extremos, não se descarta a ocorrência de tornados, microexplosões e macroexplosões, fenômenos associados à queda abrupta da pressão e à forte instabilidade atmosférica.
As autoridades recomendam que a população acompanhe os alertas meteorológicos e redobre os cuidados durante as tempestades, evitando áreas abertas, árvores e estruturas sujeitas a queda.


