A data é uma oportunidade para destacar a dedicação de quem trabalha diariamente pela recuperação e bem-estar dos pacientes
Em 13 de outubro, foi comemorado o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, data que reconhece a importância desses profissionais na promoção da saúde, prevenção de doenças e recuperação da qualidade de vida da população. Em Paulínia, a atuação dos especialistas nas áreas pública e privada tem beneficiado pessoas de diferentes faixas etárias e necessidades, sendo também capazes de identificar enfermidades e encaminhá-las para outras áreas da saúde, a fim de cuidar do paciente de forma completa.
Segundo Rubens Junior, fisioterapeuta e coordenador do Centro de Reabilitação Maria da Glória Ferri, os fisioterapeutas são responsáveis por promover a reabilitação parcial ou integral das funções corporais dos pacientes que foram comprometidas por doenças, lesões, cirurgias ou limitações físicas. Além de tratar lesões ou acompanhar processos pós-cirúrgicos, a fisioterapia também tem um papel preventivo, orientando sobre posturas, exercícios e hábitos saudáveis.
Os fisioterapeutas caminham em parceria com os terapeutas ocupacionais, que atuam para promover a autonomia e a inclusão social de pessoas com limitações físicas, cognitivas ou emocionais. Rafael Machado, mestre e doutor em anatomia e fisioterapeuta osteopata, explica: “A relação entre esses profissionais é antiga, praticamente nascendo juntas. Dividimos o mesmo órgão regulador de classe e a formação básica. Às vezes, as atuações se misturam, mas o trabalho integrado entre a TO e a fisioterapia só potencializa a evolução do paciente.”
Atualmente, Paulínia conta com uma estrutura pública, equipamentos e profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional adequados para atender às necessidades dos moradores. A valorização desses especialistas tem crescido, assim como a necessidade de constante atualização.
Fonte: redação
Foto: PMP


