De janeiro a junho deste ano, Campinas soma quatro surtos e 15 pessoas infectadas por ‘sarna humana’

A escabiose, também conhecida como sarna humana, é uma lesão de pele que provoca coceira intensa na região atingida. Causada pelo ácaro parasita Sarcoptes Scabiei, variedade hominis, a doença é extremamente contagiosa e pode ser transmitida através do contato com a pessoa infectada, objetos e roupas contaminadas, além de se espalhar facilmente em ambientes úmidos e com baixa ventilação

Só no 1º semestre deste ano, Campinas registrou o maior número de infectados em surtos de sarna humana desde 2021, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde.

A metrópole soma, de janeiro a junho de 2024, 15 pessoas infectadas em quatro surtos. No ano passado, foram nove casos, distribuídos em três surtos no mesmo período.

Sintomas e prevenção

Os principais sintomas da sarna humana são: Coceira intensa na pele, pequenas bolhas vermelhas, inchaços e linhas brancas. O diagnóstico pode ser realizado por um dermatologista, que caso confirme a doença, iniciará o tratamento com medicação.

Para evitar a transmissão, alguns cuidados podem ser tomados, como: não partilhar toalhas de banho e roupas não lavadas, desinfetar superfícies compartilhadas com várias pessoas, como aparelhos de academia e lavar a pele, pelo menos, uma vez ao dia.


Foto: Freepik

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS