Virada Tecnológica estreia em Paulínia com público de 2 mil pessoas e anúncio da FATEC para 2026

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Inovação, Tecnologia e Conectividade, com apoio das demais secretarias municipais

A primeira edição da Virada Tecnológica de Paulínia começou nesta quinta-feira (11), reunindo mais de 2 mil pessoas em um evento que destacou o protagonismo do município no setor de inovação e educação. Além das atividades culturais e exposições de projetos, o evento foi marcado pelo anúncio oficial da instalação e funcionamento da FATEC (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) na cidade a partir de 2026.

O prefeito Danilo Barros confirmou que o primeiro vestibular acontecerá em dezembro de 2025. “Este é um ato histórico que simboliza a Paulínia que sonhamos. Graças ao apoio do deputado estadual e presidente da Alesp, André do Prado, e do governador Tarcísio de Freitas, conseguimos concretizar esse projeto que vai ampliar as oportunidades de formação em tecnologia”, afirmou.

A abertura da Virada também contou com a participação de alunos da ETEP (Escola Técnica de Paulínia) e do CEMEP (Centro Municipal de Ensino Profissionalizante Osmar Passarelli Silveira), que apresentaram projetos já premiados em competições nacionais e estaduais. Para o procurador do município e organizador do evento, Guilherme Mello, a oportunidade aproxima os jovens da realidade tecnológica da cidade. “É um espaço para os estudantes mostrarem suas ideias e inspirarem os futuros colegas que darão continuidade à trajetória inovadora de Paulínia”, destacou.

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Inovação, Tecnologia e Conectividade, com apoio das demais secretarias municipais, instituições de ensino, mais de 20 empresas e entidades da sociedade civil. A programação gratuita inclui ainda serviços de saúde, feira de adoção de animais, food trucks, shows musicais e a 1ª Feira de Ciências, que reúne projetos de destaque nas áreas de sustentabilidade, saúde e tecnologia.

Debates e palestras
A agenda do Paulínia Talks, dentro da Virada, segue nesta sexta-feira (12), com mesas redondas e painéis sobre cidades inteligentes, impacto da inovação na vida das pessoas, inteligência artificial na gestão pública e empregabilidade. Entre os convidados estão representantes da Unicamp, CPqD, CIEE, Bright Cities e IMA Campinas.

O encerramento contará com a entrega das premiações da Feira de Ciências e a apresentação de perspectivas para o futuro da inovação em Paulínia.

Fotos: PMP

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS