Câmara aprova projeto de lei para prevenção de jogos de aposta

Proposta aprovada pela Câmara Municipal busca a conscientização dos riscos para jovens e adultos

Na última terça (9), foi discutido o projeto de lei 92/2025 sobre um programa de conscientização e prevenção dos jogos de apostas online. A medida pretende proibir a publicidade em espaços públicos e promover campanhas educativas sobre os riscos no município, com o objetivo de proteger, principalmente, os jovens dos impactos psicológicos, sociais e financeiros que esse vício pode causar.

O vereador Fábio da Van, criador da proposta, citou alguns dados sobre o impacto causado pelos jogos de azar, que alcançaram 10,9 milhões de brasileiros nos últimos anos e já se instaurou como o terceiro vício mais comum no país, ficando atrás apenas do álcool e do tabaco, segundo pesquisa da Unifesp.

O programa prevê campanhas, palestras, oficinas e linhas de apoio psicológico para preservar a saúde mental da população e incentivar uma sociedade mais consciente e financeiramente responsável, visto que a faixa etária entre 14 e 17 anos, é a mais vulnerável à estar na zona de risco.

O descontrole financeiro causado pelo vício pode afetar o emocional dos usuários, aumentando doenças como ansiedade, depressão e levando-os a cogitar a dar fim à própria vida. “Em pleno Setembro Amarelo, precisamos enfrentar esse problema como uma questão de saúde pública para proteção da população”, afirma o Vereador.

Foto: Divulgação/Internet

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS