A medida busca um melhor auxílio às mulheres no período da gravidez e do pós-parto
A lei que permite a presença de doulas para auxiliar as gestantes em hospitais durante o pré-natal, trabalho de parto e pós-parto foi sancionada pelo prefeito Danilo Barros, a pedido do Vereador Fábio Valadão. O projeto de lei surgiu a partir da solicitação de doulas da cidade, visando a um atendimento mais próximo às mães na realização de exames e consultas de rotina e, principalmente, durante o trabalho de parto e o puerpério. A sanção da lei estipula que, além de um acompanhante, é permitida a entrada de uma doula, a pedido da gestante.
Vale ressaltar que a medida só é válida caso o espaço físico do centro obstétrico comporte a assistente de parto (doula) e o acompanhante; do contrário, a entrada não será autorizada. O Hospital Municipal de Paulínia já realiza adaptações na área da maternidade para atender com salas humanizadas.
A função da doula nesses momentos é fundamental para oferecer suporte físico, emocional e informativo à gestante, a fim de tornar o processo mais confortável, seguro e humanizado.
A nova lei municipal (4.594/2025) já foi publicada no Diário Oficial da cidade e entrou em vigor no dia de sua publicação.
Foto: Divulgação/internet