Moradores e visitantes da cidade vivem uma imersão na cultura italiana e aproveitam as atrações em família
No último final de semana, a cidade de Paulínia comemorou sua 1° Festa Italiana “Viva la nostra gente”, organizada pela Elo Produções em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulínia repleta de gastronomia, bandas e músicas temáticas, exposições e ações sociais. O Festival “Eu amo chocolate – especial morango” também fez parte da festa que reuniu cerca de 20 mil pessoas entre sexta, sábado e domingo no Parque Brasil 500.
A ideia do evento surgiu devido a grande quantidade de imigrantes e descendentes de italianos na região, além dos amantes da Itália que também tiveram a oportunidade de ter maior contato com essa cultura. “Eu acredito que todo mundo tem um pouquinho de sangue italiano na veia, então a festa traz algumas memórias afetivas com a herança gastronômica e palavras que escutamos. Esse é o legal da festa, as pessoas se identificam”, explica Renata Meneghetti, produtora do evento.
A festa teve atrações durante os três dias, como os covers de Roupa Nova e Legião Urbana e o Italiano Tony Angeli que fez parte da Jovem Guarda. Outras atrações especiais foram a exposição de carros antigos Fiat 500 e o Bingo Solidário para apoiar o Fundo Social da cidade, organizado pela presidente e primeira-dama, Thamires Barros.
Andréia Perini, secretária de Cultura, Turismo e Eventos, esteve presente na organização e relata que é muito gratificante para a cidade ter um evento com todos os públicos, que alcança toda a família Paulinense. “Nosso objetivo é trazer cada vez mais esse tipo de festa, porque movimenta o turismo gourmet da região e traz atrações para as pessoas terem um ótimo momento em família, com música boa e cultura”, conclui Andréia.
Para os comerciantes, a Festa Italiana é uma experiência única e a oportunidade de apresentar as tradições gastronômicas para os visitantes. Cátia e Fábio Sofiato são donos de uma empresa familiar de massas artesanais e têm parceria com as Festas Italianas que acontecem na região. Em Paulínia, as crianças puderam assistir a fabricação das massas italianas em tempo real. Cátia reforça: “Tudo que tem aqui foi feito pelas nossas mãos, as massas e o molho de tomate. Sempre procuramos interagir com as crianças para elas aprenderem sobre essa cultura.”
Após o sucesso do evento, a Secretária de Cultura já garantiu que a Festa Italiana irá se estabelecer na cidade.