Empresário é condenado à prisão por aplicar golpes em parentes e amigos e causar prejuízo de R$ 4,7 milhões

Homem se apresentava como mediador de investimentos e prometia altos rendimentos. Decisão impõe pena de 5 anos; cabe recurso

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) manteve a condenação do empresário Eduardo de Viveiros Leal por um esquema de falsos investimentos que causou prejuízos de R$ 4,7 milhões. Dentre as vítimas, segundo a Justiça, estão parentes do empresário. Cabe recurso.

A 1ª Câmara de Direito Criminal do TJ-SP acompanhou a decisão da 4ª Vara Criminal de Campinas (SP), que determinou a pena de cinco anos de prisão, em regime inicial semiaberto.

Além dos familiares, Leal cometeu o crime contra colegas de trabalho, segundo o TJ-SP.

Como funcionava o esquema

O empresário se apresentava como mediador de investimentos e convencia colegas a transferirem grandes quantias em dinheiro, prometendo rendimentos de 3% ao mês.

Para ganhar credibilidade, dizia ter desenvolvido um robô capaz de realizar operações seguras e lucrativas. As vítimas perceberam o golpe quando tentaram resgatar os valores no prazo acordado.

No processo, o relator do recurso, desembargador Alberto Anderson Filho, afirmou que Leal agiu com o “propósito deliberado de enganar e causar prejuízo a terceiros, ao prometer vantagens financeiras e explorar a boa-fé das vítimas, que acreditavam na possibilidade de retorno econômico”.

Fonte/Reprodução: g1 – Campinas, SP

Foto: Antônio Carreta/TJSP

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS