Golpe do falso concurso: dupla suspeita de fazer 640 vítimas é presa e tem carros de luxo apreendidos no interior de SP

Também foram apreendidos laptops, computadores e celulares. Suspeitos foram presos em Campinas (SP) e Francisco Morato (SP)

A Polícia Civil prendeu dois homens suspeitos de aplicar golpes financeiros por meio de falsos editais de concursos públicos, em uma operação realizada nesta terça-feira (12), em Campinas (SP) e Francisco Morato (SP).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os investigadores identificaram ao menos 640 boletins de ocorrência com o mesmo padrão de fraude. Além das prisões, foram apreendidos dois veículos de luxo, laptops, computadores e celulares.

O golpe foi descoberto depois que uma das vítimas percebeu que o antivírus do computador identificara o site do falso concurso como suspeito. Em seguida, ela constatou que a inscrição não havia sido feita no site oficial.

Como funcionava o esquema?

·           Os criminosos divulgavam concursos inexistentes em redes sociais;

·           as vítimas eram redirecionadas para uma página falsa, com aparência semelhante à do site oficial do Governo Federal;

·           depois de preencherem os dados pessoais, as vítimas recebiam QR Codes para pagamento de taxas de inscrição, que variavam entre R$ 28 e R$ 87.

Além disso, caso o documento fosse revisado no computador, a página poderia ser identificada como suspeita pelo antivírus, como ocorreu com uma das vítimas.

Durante as investigações, os agentes identificaram que os suspeitos mantinham diversas empresas ligadas a crimes virtuais, o que dificultava o rastreamento.

A Justiça autorizou seis mandados de busca e apreensão em endereços ligados à dupla. A Polícia Civil informou que segue apurando o caso para identificar outras vítimas e possíveis envolvidos.

Fonte/Reprodução: g1 – Campinas, SP

Foto: Polícia Civil

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS