Também foram apreendidos laptops, computadores e celulares. Suspeitos foram presos em Campinas (SP) e Francisco Morato (SP)
A Polícia Civil prendeu dois homens suspeitos de aplicar golpes financeiros por meio de falsos editais de concursos públicos, em uma operação realizada nesta terça-feira (12), em Campinas (SP) e Francisco Morato (SP).
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os investigadores identificaram ao menos 640 boletins de ocorrência com o mesmo padrão de fraude. Além das prisões, foram apreendidos dois veículos de luxo, laptops, computadores e celulares.
O golpe foi descoberto depois que uma das vítimas percebeu que o antivírus do computador identificara o site do falso concurso como suspeito. Em seguida, ela constatou que a inscrição não havia sido feita no site oficial.
Como funcionava o esquema?
· Os criminosos divulgavam concursos inexistentes em redes sociais;
· as vítimas eram redirecionadas para uma página falsa, com aparência semelhante à do site oficial do Governo Federal;
· depois de preencherem os dados pessoais, as vítimas recebiam QR Codes para pagamento de taxas de inscrição, que variavam entre R$ 28 e R$ 87.
Além disso, caso o documento fosse revisado no computador, a página poderia ser identificada como suspeita pelo antivírus, como ocorreu com uma das vítimas.
Durante as investigações, os agentes identificaram que os suspeitos mantinham diversas empresas ligadas a crimes virtuais, o que dificultava o rastreamento.
A Justiça autorizou seis mandados de busca e apreensão em endereços ligados à dupla. A Polícia Civil informou que segue apurando o caso para identificar outras vítimas e possíveis envolvidos.
Fonte/Reprodução: g1 – Campinas, SP
Foto: Polícia Civil