Como funciona app, Botão SOS Gama, que ajuda mulheres vítimas de violência e já resultou em 20 prisões de agressores em Campinas

Mulheres atendidas podem acionar o botão por meio de um aplicativo de celular. Quando acionado, sistema dispara um alarme na Central de Comando e Controle (Cecom) da Guarda Municipal

O botão “SOS Gama”, aplicativo utilizado por mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pela Guarda Municipal de Campinas (SP), foi acionado 149 vezes e levou a 20 prisões desde 2024, quando foi implantado.

O acionamento mais recente aconteceu no transporte coletivo de Campinas, na noite da segunda-feira (11), quando uma mulher assistida pelo programa identificou o ex-marido dentro do ônibus.

Para ser atendida pelo programa, é preciso ir até a Base Centro da Guarda, procurar a Sala Lilás e apresentar a medida protetiva.

As mulheres atendidas podem acionar o botão por meio de um aplicativo de celular. O sistema utiliza georreferenciamento e, quando acionado, dispara um alarme na Central de Comando e Controle (Cecom) da Guarda Municipal.

Como ser atendida pelo programa?

O Programa Guarda Amigo da Mulher (GAMA) monitora o cumprimento de medidas protetivas de urgência junto às vítimas, com visitas das equipes do programa às assistidas.

É possível buscar atendimento:

·           pelo telefone 153, da Guarda Municipal;

·           presencialmente, na sala Lilás, localizada na Base do Centro da Guarda Municipal, na Avenida Moraes Salles, s/n, de segunda a sexta, das 8h às 16h;

·           pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), na Avenida Francisco Glicério, 1269, 6º andar;

·           pela Defensoria Pública;

·           nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras);

·           na Casa Abrigo.

Para ter acesso ao botão SOS Gama, é preciso ir até a Sala Lilás com a medida protetiva e solicitar a inclusão.

O Gama também oferece palestra de conscientização e empoderamento feminino, workshops de defesa pessoal, acompanhamento e orientação às vítimas que ainda não possuem medida protetiva, busca ativa de mulheres que já possuem medidas protetivas, além de encaminhamento e articulação com os órgãos da Rede Protetiva e Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs).

Como o botão funciona?

Lançado em 2024, o Botão SOS Gama é uma ferramenta de segurança criada pela Guarda Municipal de Campinas para mulheres que possuem medida protetiva e são acompanhadas pelo programa GAMA.

O dispositivo funciona por meio de um aplicativo, permitindo que a vítima acione a Guarda Municipal rapidamente em situações de risco. Veja abaixo como ele funciona:

·           Acionamento: a mulher aciona o botão no aplicativo em caso de emergência;

·           Alerta: um alarme é enviado para a central de comando e controle da Guarda Municipal;

·           Resposta: a viatura mais próxima é enviada ao local da vítima;

·           Comunicação: a vítima pode enviar mensagens de texto, áudio, fotos e vídeos para a central, fornecendo informações sobe a situação;

·           Monitoramento: a central acompanha a situação e acompanha a vítima até a chegada do socorro.

O Botão SOS Gama só pode ser usado por mulheres que são assistidas pelo Gama e que tenham medida protetiva.

Mulher acionou o sistema após suspeita de perseguição

Segundo a prefeitura, uma mulher acionou o botão assim que percebeu que o ex-marido havia entrado no ônibus, por medo de estar sendo perseguida. Dias antes, ela já havia pedido apoio da GM pela mesma situação.

O ônibus foi interceptado por guardas municipais na Avenida Senador Saraiva, próximo ao Terminal Central, e o homem foi detido. Ele foi levado à delegacia e, no local, afirmou que embarcara no ônibus depois da ex-esposa e que não tinha intenção de aproximar-se dela. Ele foi liberado em seguida.

A prefeitura destacou que o descumprimento de medida protetiva pode resultar na prisão do agressor, mas a execução da prisão cabe ao delegado de polícia, que avalia cada ocorrência antes de tomar uma decisão. Mesmo assim, todos os dados serão encaminhados à Justiça, que poderá reavaliar a situação.

Fonte/Reprodução: g1 – Campinas, SP

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS