Conselho Federal de Odontologia (CFO) alerta sobre riscos do “morango do amor” para quem usa aparelho ou prótese dentária

De acordo com o Conselho, a crosta dura de açúcar que envolve o doce já provocou diversos incidentes

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) emitiu um alerta à população sobre os riscos do consumo do “morango do amor”, doce que viralizou nas redes sociais nos últimos dias. A sobremesa, inspirada na clássica maçã do amor, consiste em um morango coberto com brigadeiro branco e uma espessa camada de caramelo. De acordo com o órgão,  essa composição pode representar sérios perigos à saúde bucal, especialmente para pessoas quem utilizam aparelhos ortodônticos ou próteses dentárias.

De acordo com o CFO, a crosta dura de açúcar que envolve o doce já provocou diversos incidentes, como a perda de dentaduras, deslocamento de próteses fixas, fraturas em dentes restaurados e até danos em lentes de contato dentárias. Em alguns casos, foi necessário atendimento odontológico de urgência.

“Além dos riscos mecânicos, o alto teor de açúcar presente na receita favorece o surgimento de cáries, especialmente se a higienização não for feita logo após o consumo”, alerta o Conselho.

Para quem não resiste à guloseima, o CFO recomenda alguns cuidados:

·        Evitar morder diretamente a casquinha de caramelo, principalmente com os dentes da frente;

·        Começar pela parte mais fina do doce, utilizando os dentes incisivos com delicadeza;

·        Quebrar a crosta com uma faca, evitando impacto direto com os dentes;

·        Mastigar com os molares, mais fortes e resistentes;

·        Fazer a higienização bucal imediatamente após o consumo, com escovação e uso de fio dental.

O órgão reforça que pessoas que utilizam facetas, aparelhos ortodônticos – fixos ou removíveis -, bem como próteses dentárias, devem evitar doces duros ou pegajosos, como o “morango do amor”, a fim de prevenir danos que, em muitos casos, podem ser irreversíveis.

Fonte: G1 Saúde

Foto: Divulgação/internet

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS