A Defesa Civil alerta para que qualquer foco de incêndio seja imediatamente comunicado pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros)
A Prefeitura, por meio da Defesa Civil e com o apoio do Corpo de Bombeiros, está intensificando as ações de conscientização para prevenir queimadas, especialmente durante o período de estiagem, marcado pela baixa umidade do ar e escassez de chuvas.
Desde maio, a cidade está mobilizada com a Operação Estiagem 2025, que visa minimizar os impactos do tempo seco, prevenir incêndios em áreas urbanas e rurais e proteger a população e o meio ambiente.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, Toní Guimarães, o cenário é preocupante. “Infelizmente, nos últimos 90 dias já registramos 142 ocorrências de incêndios em nossa cidade. Estamos atuando fortemente para evitar que o fogo se alastre e cause ainda mais prejuízos. Todos os locais onde há atuação de combate são informados à Secretaria de Meio Ambiente para as providências de responsabilidade”, destacou.
A Defesa Civil alerta para que qualquer foco de incêndio seja imediatamente comunicado pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros). No caso de animais afetados por queimadas, o resgate deve ser acionado pelo Samu Animal: (19) 97123-2556.
Dicas para prevenir queimadas:
· Não jogue bitucas de cigarro em vias públicas ou vegetação;
· Evite queimar folhas, restos de poda ou lixo em terrenos baldios;
· Faça o descarte correto de resíduos secos e lixo doméstico;
· Não solte balões – além de perigoso, é crime;
· Molhe faixas de terra seca próximas a construções e vegetações;
· Mantenha aceiros (faixas de contenção) ao redor de terrenos e áreas de mata;
· Limpe e capine terrenos regularmente;
· Não acenda fogueiras em locais abertos durante a estiagem;
· Denuncie imediatamente a presença de fumaça ou focos de incêndio;
· Compartilhe as ações educativas da Defesa Civil com amigos e familiares.
Foto: PMP