Também é possível verificar por conta própria se você foi vítima da fraude
Em 23 de abril, a operação ‘Sem Desconto’ trouxe à tona a fraude estimada em R$ 63 bilhões que lesou milhões de beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Socias). O escândalo resultou na demissão do presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, enquanto o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, renunciou ao cargo. A pasta ficou com o secretário-executivo, Wolney Queiroz.
Há novos desdobramentos todos os dias e todo pensionista busca saber se foi vítima da fraude. Desde o dia 8 de maio, o governo federal vem comunicando usuários que não foram lesados. As vítimas estão sendo notificadas por meio do aplicativo “Meu INSS” desde terça-feira (13). Desde então, ao menos nove milhões de pessoas receberam um alerta que pergunta ao beneficiário se ele reconhece os descontos em sua conta.
Também é possível verificar por conta própria se você foi vítima da fraude. Entenda como. Em entrevista, o Dr. Antônio de Pádua Saraiva, diretor Jurídico do Portal A Voz do consumidor (http://avozdoconsumidor.adv.br – 11-9.4259-6590), explicou detalhes sobre o assunto, confira:
Como ocorreu a fraude?
“Segundo investigações da Polícia Federal (PF) e da Controladoria Geral da União (CGU), entre 2019 e 2024 algumas entidades como sindicatos e associações tiveram acesso aos dados de pensionistas e aposentados e os cadastraram sem autorização em serviços oferecidos, passando a descontar valores de suas pensões”, contou o Dr. Pádua.
Quantos foram lesados?
Segundo o Dr. Páuda, até o dia 14 de maio, o INSS havia recebido cerca de 474 mil retornos dos beneficiários, que confirmaram não reconhecer os descontos.
Como saber se o aposentado foi vítima?
“Para saber se você sofreu descontos indevidos é necessário consultar o histórico de cobranças, disponível no site do INSS ou no aplicativo “Meu INSS”. O acesso é feito pela conta gov.br. Na tela inicial, procure pela opção “Extrato de Benefício”, selecione o número do benefício e veja os descontos aplicados, que estarão identificados com um desses nomes, possivelmente acompanhados de alguns códigos ou números, como AASAP; Contrib.; Mensalidade; Débito; Desconto.” Explicou o Dr. Pádua.
O que fazer se você sofreu uma fraude?
O Dr. Pádua explica_. “Caso identifique alguma operação indevida, o beneficiário pode cancelar os descontos futuros, excluindo a mensalidade via site ou aplicativo. Quem tiver dificuldades com tecnologia pode entrar em contato por telefone pelo número 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.”_
Você tem direito à devolução do dinheiro?
“O INSS começará os pagamentos entre 26 de maio e 6 de junho, devolvendo aproximadamente R$ 293 milhões a aposentados e pensionistas. O valor é referente às mensalidades de associações e sindicatos descontadas indevidamente em abril, mesmo após o governo definir a suspensão dessas transações. No entanto, os R$ 6,3 bilhões de descontos indevidos ainda não têm previsão de ressarcimento”, conclui o Dr. Antônio de Pádua Saraiva.
Fonte: Portal http://avozdoconsumidor.adv.br
**Foto: Divulgação/Internet – **nodetalhe.com