Além da influenza, o esquema vacinal contra a poliomielite e o rotavírus também tiveram mudanças.
Na semana passada, o Ministério da Saúde anunciou que, a partir de agora, a vacina contra a gripe (influenza) faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos de idade.
A partir deste ano, o imunizante estará disponível em todas as salas de vacina do Brasil a partir da 2ª quinzena de março, não apenas em campanhas sazonais.
Além disso, outros grupos continuarão a receber a vacina em estratégias especiais, incluindo profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências.
Poliomielite e Rotavirus
O Ministério da Saúde também anunciou alterações no esquema vacinal de outras doenças.
O esquema vacinal contra a poliomielite será agora exclusivamente com a vacina inativada (VIP), que é injetável.
Já as mudanças para o rotavírus será: primeira dose administrada até os 11 meses e 29 dias de idade, enquanto a segunda dose será indicada até os 23 meses e 29 dias.
As vacinas contra a gripe, poliomielite e rotavírus estão disponíveis nos postos de saúde de todo o país. Para receber o imunizante, basta comparecer em uma unidade de saúde mais próxima e verificar os horários de atendimento.
Imunizante contra a influenza estará, ao longo do ano, disponível em todas as salas de vacinas do Brasil a partir da 2ª quinzena de março
Foto: Phillipe Guimarães/MS