Medida faz parte da ação contínua da Anvisa para garantir produtos seguros.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou, nesta quarta-feira (26), mais 112 pomadas para fixar e modelar cabelos.
Na última segunda-feira (24), a agência já havia cancelado 47 produtos do tipo, totalizando 159 pomadas modeladores restritas por não atenderam os critérios estabelecidos.
Publicada no Diário Oficial da União, a medida faz parte da ação contínua da Anvisa para garantir produtos seguros. A decisão tem ação imediata e os produtos não devem ser comercializados.
Segundo Anvisa, a maioria dos produtos cancelados não cumpriram o artigo da resolução que estabelecia a adequação dos processos de produtos que haviam sido regularizados por notificação e apresentação de informações como a cópia da licença sanitária, arte no rótulo contendo modo de uso e quantidade de produto a ser aplicado e declaração da empresa titular atestando a segurança do produto.
Uma lista com as pomadas autorizadas para ser comercializadas foi publicada pela Anvisa e pode ser conferida no site: www.gov.br/anvisa).
A Agência informa ainda que apenas os produtos regularizados podem ser fabricados e vendidos, conforme o artigo 9º da RDC 814/2023. Caso a norma seja descumprida, será considerado uma infração sanitária, sujeita às penalidades da Lei 6.437/1977.
Produtos irregulares
O uso de produtos irregulares ou de forma inadequada pode ocasionar efeitos como cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.
É preciso ficar atento aos cuidados necessários e não aderir ou usar produtos de procedência duvidosa.
Decisão tem ação imediata e os produtos não devem ser comercializados
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil