A Coca-Cola Europacific Partners Belgium, a engarrafadora da Coca-Cola na Bélgica, anunciou nesta segunda-feira (27) uma significativa retirada de produtos em diversos países europeus devido à detecção de uma concentração excessiva de clorato. A medida afeta latas retornáveis e garrafas de vidro de diversas bebidas, incluindo Coca-Cola, Sprite, Fanta, Fuze Tea, Minute Maid, Nalu, Royal Bliss e Tropico, que estavam em circulação desde novembro.
O clorato, um sal que contém o ânion ClO₃⁻, é um oxidante forte derivado do ácido clórico, não encontrado na natureza. A presença desse composto em níveis acima do permitido gerou preocupação em relação à segurança dos produtos e à saúde dos consumidores.
Embora a empresa ainda não tenha divulgado números exatos sobre a quantidade de produtos afetados, a Coca-Cola Europacific Partners Belgium destacou que “é uma quantidade considerável”. A maioria dos itens não vendidos já foi retirada do mercado, e a empresa está implementando medidas contínuas para garantir que os produtos restantes sejam removidos das prateleiras.