Campinas registra aumento no número de mortes causadas por AVC

Foram registrados 66 óbitos de janeiro a setembro deste ano, enquanto que, no mesmo período de 2023, o número foi de 55, o que equivale um aumento de 20%.

Um levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Campinas registrou aumento no número de mortes de pessoas com menos de 60 anos por conta de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no município.

De acordo com os dados, obtidos pela EPTV, afilhada da TV Globo, foram registrados 66 óbitos de janeiro a setembro deste ano, enquanto que, no mesmo período de 2023, o número foi de 55, o que equivale um aumento de 20%.

A incidência de mortes pela doença é maior em idosos devido as condições de saúde serem agravadas com o passar dos anos. Porém, o AVC também pode atingir, de maneira fatal, pessoas mais jovens.

Ações de prevenção

Na última terça-feira (29), dia em que foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao AVC, a Secretaria de Saúde de Campinas realizou uma ação especial no saguão do Paço Municipal.

A ação trata de um trabalho de rastreamento sobre os riscos da doença por meio de uma análise breve sobre as condições gerais de saúde, incluindo hábitos, histórico familiar, adesão e tratamento de doenças crônicas, além de qualidade de vida. Ela integra uma programação especial, realizada pela pasta em parceria com a Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

Ainda de acordo com Ministério da Saúde, muitos fatores de risco contribuem para o aparecimento de um AVC. Alguns desses fatores não podem ser modificados, como a idade, a raça, a constituição genética e o sexo. Outros fatores, entretanto, dependem apenas da pessoa e são os principais para prevenir essas doenças. São eles: não fumar, não consumir álcool, manter a pressão e a glicose sob controle, praticar atividades físicas, entre outros.

Apesar da incidência de mortes pela doença ser maior em idosos devido as condições de saúde agravadas com o passar dos anos, a doença também pode atingir, de maneira fatal, pessoas mais jovens.

Foto: Divulgação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS