Saúde vai intensificar ações para amenizar efeito de queimadas e seca

Número de casos de doenças respiratórias tem aumentado no país devido as atuais condições climáticas.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que vai intensificar os trabalhos da Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde, diante do atual quadro de queimadas, secas e demais acontecimentos gerados pelas mudanças no clima.

Criada em julho deste ano, a Sala de Situações tem como objetivo planejar, organizar, coordenar e controlar as medidas a serem empregadas em momentos de urgência.

Segundo a ministra, diante dos dados obtidos pelo programa Vigiar (Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do AR), o Ministério da Saúde estabelece as parcerias com os secretários estaduais e municipais de saúde pelo Brasil.

Durante entrevista ao programa “Bom dia, ministra”, Nísia destacou que, apesar de as recomendações do Ministério de Saúde serem uniformes, existe a necessidade de se observar as particularidades de cada região. “Há uma capilaridade na forma de atuar que precisa ser feita em conjunto com as equipes do estado e dos municípios”, afirmou.

A ação da Força Nacional SUS, a postos no apoio aos estados e municípios atingidos pelas queimadas, também pode ser intensificada principalmente no reforço das equipes do programa Saúde da Família e nas unidades básicas de saúde (UBSs).

Risco a saúde

Em meio as atuais condições de seca, altas temperaturas e queimadas no Brasil, o número de casos de doenças respiratórias como falta de ar, asma, bronquite e chiado no peito tem aumentado.

As orientações recomendadas pelo Ministério da Saúde são: aumentar a ingestão de água, procurar locais frescos, evitar atividades físicas em áreas abertas, não ficar próximo dos focos de queimadas e procurar atendimento médico em caso de náuseas, vômitos, febres, falta de ar, tontura, confusão mental ou dores intensas de cabeça, no peito ou abdômen.

Ministra da Saúde anunciou que vai intensificar os trabalhos diante do atual quadro de queimadas, secas e demais acontecimentos

Foto: Joel Silva/Reuters

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS