Declaração Ministerial do G20 Agro é aprovada por unanimidade e ganha força de acordo internacional

O documento, que propõe novos rumos para a produção agropecuária e a pesca sustentável, foi chancelado por 23 países durante o encontro realizado na Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

Na ultima sexta-feira (13), a Declaração Ministerial do G20 Agro foi aprovada por unanimidade pelos 23 países membros, em um marco significativo para a diplomacia internacional. O documento, considerado um acordo de peso internacional, estabelece quatro prioridades essenciais para o setor agropecuário global:

  • Promover múltiplas formas de produção sustentável;
  • Assegurar um comércio internacional justo, combatendo subsídios que causam distorções;
  • Oferecer suporte a comunidades como agricultores familiares, quilombolas e indígenas;
  • Regularizar e regulamentar o setor de pesca e aquicultura.

As discussões, lideradas pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, foram um ponto alto do evento. Fávaro destacou a importância da Declaração, que representa um compromisso de todos os participantes com a implementação das medidas acordadas. A Declaração é vista como um passo decisivo para o avanço da sustentabilidade no setor agropecuário e pesqueiro mundial, e sua aprovação será fundamental para a conclusão do G20 em novembro, durante o encontro dos líderes mundiais.

O processo de elaboração da Declaração envolveu quatro rodadas de discussões, realizadas ao longo do ano, culminando nas reuniões finais em Mato Grosso, que registraram a maior participação ministerial desde a criação do Grupo de Trabalho Agricultura, em 2011.

Haddad diz que novo regime tributário brasileiro terá impacto redistributivo

foto: INTERNET

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS